sábado, 24 de julho de 2010

Adeus, Cussy

Infelizmente esses últimos dias não foram dos mais fáceis para serem vividos, devido às grandes perdas acontecidas no mundo musical.
Dessa vez foi o maestro Cussy de Almeida. Em tratamento de um enfisema pulmonar, Cussy estava internado em hospital havia quase dois meses. 
Potiguar de nascimento, Cussy de Almeida começou cedo seu caminho musical, pois o pai era músico e diretor de Instituto de Música do Rio Grande do Norte, em Natal. Mas não foi só isso que o levou para as notas. Na verdade o menino de apenas 5 anos era dotado de talento e, um ano depois, já fazia seu primeiro concerto. Sua habilidade ao violino é o que fez sua família sair do estado natal e vir morar em Pernambuco de onde saiu para ganhar o mundo. Com uma bolsa de estudos foi para a Suíça.
Foi instrumentista e regente de diversas Orquestras na sua volta ao Brasil, onde foi, também, professor nas Universidades Federais do Rio Grande do Norte, da Paraíba e da de Pernambuco, além de ser diretor do Conservatório Pernambucano de Música. Destaque para os trabalhos com a Orquestra Armorial de Câmera de Pernambuco.
Era dono do primeiro violino Stradivarius a vir para o Brasil como instrumento de um músico brasileiro.
Com 74 anos de vida, o Maestro vai deixar sua marca em muitas partituras de muitos alunos.
A música perde um de seus grandes nomes.
Desafinamos, dessa vez.  

Nenhum comentário: