domingo, 30 de janeiro de 2011
sábado, 29 de janeiro de 2011
Esse Tal Chorinho - Programa 35 - Oficina do Choro - Registros Fotográficos
Na sala de espera
No estúdio durante o programa
O estúdio ficou pequeno pra tanta gente
Fotos: Carlos Dantas
História do Choro - Capítulo 30 - Hermeto Pascoal
História do Choro - Capítulo 30 - Hermeto Pascoal
Texto e edição: Carlos Dantas
Locução: Adelson Cunha
Locução: Adelson Cunha
Choro de Porto Alegre em Recife
Às cinco da tarde haverá apresentação de choro no Santander Cultural. Durante a tarde será realizada uma oficina.
O Santander Cultural fica localizado na Av. Rio Branco, 23 – Bairro do Recife, ao lado do Marco Zero.
Do portal Pernambuco Nação Cultural:
Santander Cultural oferece Oficina de Chorinho com Luis Machado
Considerado um dos maiores instrumentistas em atividade no gênero, Luis Machado vem ao Recife no dia 29 de janeiro
Divulgação
No dia 29 de janeiro, às 14h, o Santander Cultural Recife promove uma oficina de chorinho com o músico Luis Machado, considerado um dos maiores instrumentistas em atividade no gênero. Luis Machado comanda o grupo Reminiscências, um dos mais antigos e tradicionais em atividade em Porto Alegre, que se destaca pelo apuro nos arranjos e pela maestria nas execuções.
As oficinas são gratuitas e destinadas a estudantes de musica e profissionais, que já tenham um nível de leitura musical básica e que possuam, pelo menos, de um a dois anos de estudos em seu instrumento. Podem participar instrumentistas de cordas (bandolim, cavaquinho, violão de 6 ou 7 cordas, violino), percussão (pandeiro, surdo) e sopros (trombone, clarinete, flauta). A oficina, que é sempre bastante requisitada por onde o músico a oferece tem o objetivo de formar novos instrumentistas e novos grupos de choro.
Para participar, o interessado deve se inscrever até o dia 28 de janeiro pelo email scultura@santander.com.br ou pelo telefone (81) 3224-1110 entre 8h e 18h. Na inscrição, é preciso informar nome, telefone, indicar qual instrumento pretende tocar na oficina e também qual a afinação do instrumento se for de sopro (por exemplo: clarinete em si bemol), para que o professor possa preparar as partituras. Os instrumentos de corda e percussão não necessitam desta informação.
OFICINA DE CHORINHO DO SANTANDER CULTURAL – Desenvolvida há cinco anos na cidade de Porto Alegre, esta oficina já deu origem a inúmeros novos grupos de choro e fez surgir diversos jovens e talentosos instrumentistas naquela cidade. Ministrada pelo Professor Luiz Machado, a oficina ensina a seus alunos os mais diferentes temas que perpassam este importante e difícil gênero musical, tais como harmonia, ritmo, interpretação, leitura musical, técnica de instrumentos e prática de conjunto. O grupo formado por membros da oficina apresenta obras de importantes nomes do choro no país e uma homenagem especial ao compositor pernambucano Rossini Ferreira. A oficina, que será ministrada pela manhã e tem entrada franca, destina-se a estudantes de música e profissionais que tenham um nível de leitura musical básico e que possuam dois anos de estudos em seu instrumento: de cordas, percussão ou sopros.
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Impressões de um tempo - Lançamento do CD
Foi na noite da quarta-feira, 26, na Associação dos servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, que Beto do Bandolim oficializou o lançamento de seu mais recente CD Impressões de um tempo.
As reuniões do Clube do Choro, Samba e Seresta já acontecem há sete anos, sempre com a participação do Brasil Sonoro. Ontem o grupo Lágrimas do Choro também deu uma canja. Em breve eles estarão no programa Esse Tal Chorinho.
Veja as fotos:
Fotos: Evelynnne Oliveira
sábado, 22 de janeiro de 2011
Esse Tal Chorinho - Programa 34 - Seleção Musical
O programa desse fim de semana foi uma seleção musical.
Abaixo, as fotos da apresentação feita por Evelynne Oliveira, Carlos Dantas e a recém-chegada estagiária, Mayra Rodrigues. Na mesa de som estava Simone Ventura, que estreou uma web-rádio.
No próximo dia 12 de fevereiro, também não convidaremos grupo algum para o programa. Nesse dia a seleção musical será feita somente com pedidos dos ouvintes. Aproveite e peça a sua música fazendo um comentário nesse tópico. Dia 12 tocaremos no nosso programa.
Alguns CDs utilizados no programa
Carlos protegendo a cabeça do frio do estúdio
Evelynne Oliveira
Mayra Rodrigues estreando na Rádio
Mayra, Simone, Carlos e Evelynne
Fotos: Diego Melo
História do Choro - Capítulo 29 - Zequinha de Abreu
Texto e edição: Carlos Dantas
Locução: Adelson Cunha
Locução: Adelson Cunha
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
Galho Seco em CD
Do site do Conservatório Pernambucano de Música
NOTÍCIAS
CD foi gravado no estúdio do CPM e levou quatro meses para ser finalizado
Assessoria de Comunicação
Um sonho realizado. Foi assim que João Paulo Albertim, vencedor do concurso ‘CPM Gravações’ do Conservatório Pernambucano de Música (CPM), definiu ao segurar em suas mãos o seu primeiro trabalho fonográfico. O CD que foi gravado e produzido pelo Conservatório, mas com a total supervisão e acompanhamento do jovem talento, e levou quatro meses para ser concluído.
Para o diretor geral da Instituição, Sidor Hulak, a conquista não foi apenas do músico e sim do CPM. ‘Esse é um momento histórico, pois tiramos do papel um sonho que já vinha sendo almejado há anos. E com esse material estamos agregando mais um valor ao Conservatório que, além de exercer a profissionalização dos estudantes também estamos fazendo um link com o mercado de trabalho’, ressalta ele. Ainda segundo o diretor o CD foi gravado em uma linguagem Semi Metalic Disc (SMD), que tem também seu papel social, já que seu baixo custo possibilita o combate a pirataria.
‘Foi uma experiência única, pois foi a primeira vez que participei de todo o processo de gravação e produção artística de um CD’, disse João Paulo, lembrando também que foi bastante puxado já que teve que conciliar com as aulas da escola. Albertim ressalta ainda que o material intitulado Grandes Lições agora é o cartão postal do grupo de choro e música instrumental Galho Seco liderado por ele e que já tem um ano e meio de estrada. João Paulo é compositor, cavacnista e aluno do Conservatório há oito anos.
Também serão contempladas com o seu primeiro CD as duas outras vencedoras do concurso: Priscilla Dantas e Karolayne Cavalcante. Os três receberam do Conservatório a quantia de R$ 2.500 para ser usada no processo de prensagem de mil cópias. E como parte do Projeto CPM Gravações também aprenderam didaticamente todo o processo de gravação do áudio, além participar de um curso sobre empreendedorismo na música, gerenciamento de carreiras e direitos autorais.
domingo, 16 de janeiro de 2011
Esse Tal Chorinho - Programa 33 - Conjunto Novos Rumos
Primeira Parte
Segunda parte
Câmera: Mayra Rodrigues
Edição: Carlos Dantas
Segunda parte
Câmera: Mayra Rodrigues
Edição: Carlos Dantas
Esse Tal Chorinho - Conjunto Novos Rumos - Registros Fotográficos
Chegando ao estúdio
Iniciando o programa
Bona e seu bandolim
Novos Rumos durante a execução de uma música
Flagrante da filmagem
Guimo
Vadico
Bona
Valmir
Maximino
A foto final
Câmera: Diego Melo
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
Chovendo no agreste - Renan Melo
Mais um belo trabalho saído do chão pernambucano. Esse vem lá de Pesqueira. Ô terrinha boa...
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
Beto do Bandolim no violão tenor
Convite recebido e estendido aos amigos e interessados em boas músicas:
IMPRESSÕES DE UM TEMPO, É O TITULO DO MAIS NOVO CD DE BETO DO BANDOLIM QUE SERÁ LANÇADO NO DIA 26/01/2011 AS 20:00 HORAS NA ANTIGA “CEFET” QUE FICA AO LADO DA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PERNAMBUCO NA CIDADE UNIVERSITÁRIA .
PRESENÇA DA NATA DE MÚSICOS INSTRUMENTAL DE PERNAMBUCO E DE CANTORES FAMOSOS DO NOSSO ESTADO.
AGUARDO VOCÊS LÁ.
Eu já ouvi o CD inteiro e recomendo. Tem muito choro, maxixe, valsa e tango. Um primor.
domingo, 9 de janeiro de 2011
Prêmio Nabor Pires Camargo para instrumentistas
FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA DE INDAIATUBA LANÇA O
10 º PRÊMIO NABOR PIRES CAMARGO – INSTRUMENTISTA
10 º PRÊMIO NABOR PIRES CAMARGO – INSTRUMENTISTA
I – OBJETIVOS
O Prêmio Nabor Pires Camargo - Instrumentista é voltado à música popular brasileira, com o fim de expandir o conhecimento acerca da obra do compositor indaiatubano Nabor Pires Camargo (1902-1996) e por meio deste, revelar o trabalho de criadores e intérpretes notáveis. Busca, ainda, estimular o desenvolvimento técnico e a interpretação do manancial criativo revelado no decorrer da nossa recente, porém muito produtiva história musical brasileira.
II – INSCRIÇÕES
1 - As inscrições serão recebidas no período de 03 de janeiro de 2011 a 18 de março de 2011.
2 – O candidato deverá inscrever-se individualmente uma única vez concorrendo com duas músicas: uma de Nabor Pires Camargo e outra de livre escolha, desde que esta faça parte do repertório de música popular brasileira e tenha a duração máxima de 5 minutos (o não cumprimento desta exigência sujeitará o candidato à penalidade).
3 - O candidato poderá contar com o acompanhamento de no máximo quatro músicos, desde que estejam registrados previamente na ficha de inscrição. É vetado o uso de qualquer forma de playback com a finalidade de acompanhamento.
Acesse o site aqui e veja todo o Edital.
sábado, 8 de janeiro de 2011
Esse Tal Chorinho - Programa 32 - Cláudio Souza
O compositor e cavaquinista Cláudio Souza nos recebeu em sua casa para uma conversa, que deu origem ao programa desse sábado.
Evelynne, "seu" Cláudio e Carlos
Evelynne entrevistando "seu" Cláudio
"Seu" Cláudio
Tocando o cavaquinho
História do Choro - Capítulo 28 - Jaime Florence "Meira"
Texto: Carlos Dantas
Locução: Adelson Cunha
Locução: Adelson Cunha
Assinar:
Postagens (Atom)