sábado, 29 de janeiro de 2011

Choro de Porto Alegre em Recife


Às cinco da tarde haverá apresentação de choro no Santander Cultural. Durante a tarde será realizada uma oficina.

O Santander Cultural fica localizado na Av. Rio Branco, 23 – Bairro do Recife, ao lado do Marco Zero. 


Do portal Pernambuco Nação Cultural:


Santander Cultural oferece Oficina de Chorinho com Luis Machado

Considerado um dos maiores instrumentistas em atividade no gênero, Luis Machado vem ao Recife no dia 29 de janeiro
Divulgação
Descrição da imagem
Luis Machado
No dia 29 de janeiro, às 14h, o Santander Cultural Recife promove uma oficina de chorinho com o músico Luis Machado, considerado um dos maiores instrumentistas em atividade no gênero. Luis Machado comanda o grupo Reminiscências, um dos mais antigos e tradicionais em atividade em Porto Alegre, que se destaca pelo apuro nos arranjos e pela maestria nas execuções.



As oficinas são gratuitas e destinadas a estudantes de musica e profissionais, que já tenham um nível de leitura musical básica e que possuam, pelo menos, de um a dois anos de estudos em seu instrumento. Podem participar instrumentistas de cordas (bandolim, cavaquinho, violão de 6 ou 7 cordas, violino), percussão (pandeiro, surdo) e sopros (trombone, clarinete, flauta). A oficina, que é sempre bastante requisitada por onde o músico a oferece tem o objetivo de formar novos instrumentistas e novos grupos de choro.

Para participar, o interessado deve se inscrever até o dia 28 de janeiro pelo email scultura@santander.com.br ou pelo telefone (81) 3224-1110 entre 8h e 18h. Na inscrição, é preciso informar nome, telefone, indicar qual instrumento pretende tocar na oficina e também qual a afinação do instrumento se for de sopro (por exemplo: clarinete em si bemol), para que o professor possa preparar as partituras. Os instrumentos de corda e percussão não necessitam desta informação.


OFICINA DE CHORINHO DO SANTANDER CULTURAL – Desenvolvida há cinco anos na cidade de Porto Alegre, esta oficina já deu origem a inúmeros novos grupos de choro e fez surgir diversos jovens e talentosos instrumentistas naquela cidade. Ministrada pelo Professor Luiz Machado, a oficina ensina a seus alunos os mais diferentes temas que perpassam este importante e difícil gênero musical, tais como harmonia, ritmo, interpretação, leitura musical, técnica de instrumentos e prática de conjunto. O grupo formado por membros da oficina apresenta obras de importantes nomes do choro no país e uma homenagem especial ao compositor pernambucano Rossini Ferreira. A oficina, que será ministrada pela manhã e tem entrada franca, destina-se a estudantes de música e profissionais que tenham um nível de leitura musical básico e que possuam dois anos de estudos em seu instrumento: de cordas, percussão ou sopros.

Nenhum comentário: